Show de Daniela Mercury é encerrado no Ceará por som acima do permitido | Tempo FM 87,9 – Piquet Carneiro

Show de Daniela Mercury é encerrado no Ceará por som acima do permitido

Show de Daniela Mercury é encerrado no Ceará por som acima do permitido

daniela_mercury

O show da cantora Daniela Mercury em Fortaleza foi interrompido e encerrado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) devido ao excesso de barulho, segundo fiscais. Em nota, a Music Fortaleza, onde foi realizado o show, classificou a intervenção da secretaria como “arbitrária”. Daniela se despediu após 2 horas e 15 minutos de apresentação, mas sem cantar as duas últimas músicas previstas. E explicou ao público que se retiraria sem voltar para o “bis”, comunicou assessoria de imprensa da cantora.

Segundo a Seuma, a equipe de fiscalização do órgão, acionada pela Polícia Militar, realizou vistoria quanto à poluição sonora, na noite deste sábado (7), em uma barraca localizada na Praia do Futuro. Durante a fiscalização, a equipe constatou que os equipamentos sonoros do evento ultrapassaram os decibéis permitidos em lei para o horário da medição (a partir das 22 horas): 60 decibéis. Diante da ocorrência e confirmação da poluição sonora, os fiscais, amparados pela legislação municipal ( Lei 8.097/97) e pela Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, realizaram os procedimentos previstos nas normas: notificação e embargo da atividade sonora, segundo a Seuma.  “Foi constatado excesso de cinco decibéis. Em total obediência e concordância às normas, nossos técnicos de som reduziram o volume, solicitando, em seguida, que os fiscais verificassem novamente a taxa de decibéis no local do evento. Assim foi feito e uma nova emissão foi verificada, totalmente dentro do nível aceitável segundo a legislação de combate à poluição sonora da Seuma”, diz a organização do show por meio de nota.

Após a fiscalização, os fiscais solicitaram o fim do show, “sob pena de apreenderem equipamentos e darem voz de prisão a membros responsáveis pela produção da festa”, em caso de descumprimento. “Os fiscais tomaram o palco e proibiram qualquer uso do som, inclusive para comunicar o encerramento da festa ao público”, diz a organização.

A cantora deixou o palco, de uma forma gentil, segundo a assessoria de imprensa, após apresentação de 2 horas e 15 minutos. Daniela Mercury deixou de trazer ao público somente duas canções antes de concluir o show da turnê “Rainha Má – O baile”. Os shows de dj que estavam previstos para o período após a apresentação da cantora também não puderam ser executados, segundo a casa de shows.

Ação na Justiça
Ainda por meio de nota, a Music Fortaleza afirma que “toda a documentação para que a festa pudesse ser realizada estava regularizada, do alvará à própria autorização de utilização sonora emitida pela Seuma” e que vai recorrer na Justiça contra a ação da Seuma, que classificou como arbitrária.

Os comentários estão fechados.